Você conhece a História do Carnaval?

postado em: Sem categoria | 0

História e Origem do Carnaval

Carnaval
Carnaval

 

Muitas festas podem ter dado origem ao carnaval, a festa mais popular do Brasil – que muito embora seja conhecido como o país do carnaval, não é o único a comemorá-lo de forma bastante expressiva. Entre as maiores festas de carnaval do mundo,
estão o carnaval de Veneza (Itália), de Nice (França), de Nova Orleans (EUA) e de Barranquilla (Colômbia), por exemplo.

A Origem

Para alguns estudiosos o carnaval, teve origem na Babilônia através da comemoração das Saceias. Nessa festa, concedia-se a um prisioneiro que assumisse a identidade do rei por alguns dias, sendo morto ao fim da comemoração. Ainda na Babilônia outra festa poderia ter dado origem ao carnaval quando, no templo do deus Marduk, o rei era agredido e humilhado, confirmando a sua inferioridade diante da figura divina.
Outros historiadores acreditam que o carnaval teve início na Grécia por volta de 600 a.C., na altura em que era comemorado o princípio da primavera. Há, entretanto, suposições de que a sua origem decor da Saturnália, quando, em Roma, as pessoas se mascaravam e passavam dias a brincar, comer e beber.A palavra carnaval vem do latim carnis levale que significa “retirar a carne”. O Carnaval antecede a Quaresma, que se inicia com a quarta-feira de cinzas, dia em que os católicos fazem jejum
e não comem carne. A Quaresma simboliza os quarenta dias em que Jesus esteve no deserto e que foi tentado pelo demônio antes de ser morto.

Sua História

Desde o início da sua comemoração, no Carnaval, as pessoas podiam esconder ou trocar de identidade. Assim, tinham maior liberdade para se divertir ao mesmo tempo que podiam adquirir características ou funções diferentes do que eram verdadeiramente: pobres podiam ser ricos, homens podiam ser mulheres, entre outros.

Em Veneza, os nobres usavam máscaras para poder desfrutar da festa junto do povo. É daí que se origina o uso da máscara.
No Brasil, o Carnaval surgiu como o entrudo trazido pelos portugueses. No entrudo, a brincadeira das pessoas era atirar coisas umas às outras: água, farinha, ovos e tinta, o que anos depois foi proibido.
Hoje se brinca com confetes e serpentinas, brincadeira também trazida da Europa.

Inicialmente o nosso Carnaval era de rua e dele faziam parte as marchas de Carnaval – marchinhas.
A primeira marchinha, em 1899, é da autoria de Chiquinha Gonzaga e se chama Ó Abra Alas. Carmem Miranda foi a cantora de marchinhas mais conhecida.
Mais tarde, a marchinha deu lugar ao samba-enredo das escolas de samba, ao mesmo tempo em que o Carnaval de rua cedeu espaço aos desfiles das escolas.
Fato que não aconteceu em Pernambuco e na Bahia, que são conhecidos pelos blocos de Carnaval e pelos trios elétricos, respetivamente.
A primeira escola que surgiu no Rio de Janeiro se chamava Deixa Falar, hoje Estácio de Sá. No Rio de Janeiro e em São Paulo, as pessoas aguardam ansiosas aos desfiles, enquanto que as pessoas que gostam do Carnaval de rua se deslocam para o Nordeste.

A Dams Festas quer fazer parte do seu carnaval. Somos uma empresa maior de idade, com mais de 21 anos de experiência no mercado de locação de mesas, cadeiras, puffs, tendas e todo o material que deixa a sua festa ainda mais bonita.

Peça uma cotação para sua casa de festas no Rio de Janeiro sem compromisso. Teremos um enorme prazer em atendê-los.

Acompanhe-nos na Rede Social

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *